terça-feira, 9 de junho de 2020

Histórias do mar! de Mariana Pereira do 5.º5 (prémio do 1º escalão para a modalidade de conto do COncurso Literário Escolar)


Histórias do Mar

- Já se sente a chegada do outono! – comentou o peixe-espada, com um sorriso de barbatana a barbatana.

As praias começavam a ficar vazias e já se notavam os primeiros sinais de arrefecimento do tempo

Todos estavam atarefados menos a estrela-do-mar que parecia um pouco triste.

- Eu cá vou sentir a falta de uma pessoa – desabafava, piegas.

Ah, ah, ah ! – brincou o carapau – já alguém te disse que eras linda!!?

- És muito engraçado! Depois eu é que gosto de me armar em carapau de corrida!

A estrela-do-mar tinha as suas razões. Todos os dias, durante o verão, uma menina visitava-a e contava-lhe histórias. Falava-lhe de sítios que a estrela-do-mar não conhecia, da sua vida na cidade, como era a sua escola e as suas amigas. Sem sair do seu habitat, ela tinha viajado todo o verão, através das palavras e histórias daquela criança.

A estrela-do-mar contou ao peixe-espada o motivo da sua tristeza.

- Não é nada disso do que estás a pensar- disse a estrela-do-mar- neste verão ouvi histórias muito curiosas e interessantes de uma menina que vive em terra.

Histórias??!!!! – exclamaram admirados os peixes que estavam ali por perto – Que significam essas histórias?.

Na verdade, essa era uma palavra que ninguém conhecia no fundo do mar. Ali, nunca nenhum animal marinho escutara um conto.

A estrela-do-mar começou por contar uma das muitas histórias que tinha ouvido e as suas palavras soaram como música aos ouvidos dos presentes. Uns de olhos fechados, outros já com eles abertos. Todos os animais que ali estavam sentiram que as personagens das histórias que escutavam estavam ali mesmo, ao seu lado e divertiram-se à grande com as peripécias que iam ouvindo.

O sucesso foi tal que todas as noites passou a haver um sarau de contos, onde todos podiam participar, inventando as suas próprias histórias e escutando as dos outros. Todos contavam as suas histórias, um de cada vez, e cada história contada tinha o seu encanto e magia.

A estrela-do-mar sentia-se triste e com saudades da amiga humana, mas ao ouvir as histórias dos seus amigos marinhos começou a sentir-se cada vez mais feliz.

- Estou muito feliz por vos ouvir contar as vossas histórias, mas brevemente vou voltar a encontrar-me com a minha amiga humana no verão.

E assim acontecia todos os verões, a estrela-do-mar encontrava-se com a menina no areal de uma praia e ouvia novas histórias e aventuras passadas na terra.

Quando vinha o outono regressava para o fundo do mar e narrava as histórias ouvidas ao longo do verão aos seus amigos peixes, que ficavam maravilhados!!

Víria

Mariana Pereira, 5º5

Sem comentários:

Discos pedidos

Agora podes dedicar uma música aos teus amigos ou familiares. Depois de fazeres o pedido vai aparecer no blog o vídeo e o texto da dedicatór...